sexta-feira, 27 de junho de 2014

Realidade aumentada

Incluir imagens e objetos virtuais em ambientes reais já é uma tecnologia antiga e sempre foi utilizada juntamente com equipamentos com alto poder de processamento para que apresentassem um resultado autêntico, mas com os processadores de alta performance presente nos smartphones e tablets trouxe outra realidade para o uso desta técnica.  Uma destas tecnologias, a chamada “Realidade aumentada” utiliza basicamente a combinação de imagens em tempo real 3D através de uma câmera combinando um símbolo ou uma foto em 2D com elementos virtuais 3D sendo visualizados através das telas dos smartphones e tablets criando uma interação perfeita entre o real e o imaginário, simulando as mais diversas situações.

O óculos digital Google Glass, além de diversas funções, inclui a realidade aumentada como um dos recursos principais, pois através da sua geolocalização consegue incluir imagens, textos e outros recursos digitais em imagens reais ajudando o usuário com informações sobre o local e suas proximidades funcionando como um guia que possui toda a informação da internet no seu cérebro.

Aquelas imagens que se vê na mesa tática da TV Globo, a figura no rótulo da batata frita do MacDonald’s feito especialmente para a Copa do Mundo que interage digitalmente com um aplicativo de fazer Gols, alguns jogos de Lego, espelho virtual que as pessoas podem se pintar virtualmente da Sephora entre outros já está presente no nosso mundo atual sem ainda notarmos bem o que está acontecendo a nossa volta, mas com certeza estará mais presente e interagindo no nosso dia a dia de um futuro bem próximo.
Links relacionados:
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário