sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Você quer localizar o seu smartphone?

Silvio Pereira
Consultor
Apesar dos aplicativos localizadores de smartphones, tablets e computadores não serem novidades, muitas pessoas desconhecem como utilizar as ferramentas de forma adequada e quais os cuidados para que esta segurança não se torne um aborrecimento para os próprios usuários. A Apple disponibiliza para os seus produtos juntamente com a ferramenta do iCloud o aplicativo “Buscar Meu iPhone”, que possibilita localizar todos os 
dispositivos através de um mapa, reprodução de um som crescente, exibição de uma mensagem, incluindo o telefone de contato que possibilita somente a ligação deste número mesmo com o equipamento bloqueado, bloquear remotamente o aparelho ou apagar todos os dados. Este aplicativo, que está dentro do iCloud e que pode ser baixado para algumas versões anteriores e já estão instalados nos dispositivos atuais do iOS e também dos MacOS X, necessita de um ID para a sua utilização podendo ser acessado pelo mesmo do iTunes (recomendação da Apple) ou a criação de um novo quando desejado separar o acesso para este recurso.
Para o caso dos dispositivos com sistema operacional Android, existem vários aplicativos com características semelhantes ao produto da Apple, alguns gratuitos, podendo ter alguma limitação, e outros pagos ou com mensalidades ou anuidades com recursos de monitoramento mais avançados.
É altamente recomendado instalar e ativar um destes aplicativos nos dispositivos, pois facilita a localização para o esquecimento, perda, furto ou até roubo do equipamento facilitando em alguns casos até a intervenção da polícia para localizar a pessoa que possui o aparelho ou até os bandidos quando da posse do equipamento roubado.
Para evitar aborrecimentos é muito importante que a senha para acessar esta visualização da localização do seu aparelho deve ser mantida em sigilo e só deve ser fornecida de forma muito restrita evitando o constrangimento de ser monitorado indevidamente por pessoas sem o seu conhecimento.
Para tirar mais dúvidas ou necessitar de alguma informação sobre informática faça o comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário