sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ligações telefônicas e mensagens gratuitas Skype x Viber e WhatsApp

Silvio Pereira
Consultor
O software Skype, que inovou o conceito de ligações e mensagens gratuitas pelo mundo através do computador pessoal, tem uma historia longa de vida e completara no próximo ano 10 anos.  Como a origem do sistema foi o computador pessoal, a conexão gratuita se faz através de um apelido criado no primeiro uso do sistema. Devido ao grande uso dos smartphones o Skype passou a integrar vários aparelhos mantendo o mesmo conceito do apelido criado e podendo ser utilizado nas duas plataformas com recursos impressionantes de voz, vídeo, conferencias entre varias pessoas e mensagens, incluindo serviços pagos para ligações de telefone fixos e celulares com tarifas reduzidas.

O novo software Viber, que faz ligações gratuitas entre aparelhos móveis através da internet banda larga ou celular (3G e outras), permite instalar somente nas plataformas de smartphones e tablets com sistemas IOs (Apple), Android (Google), Windows Phone (Microsoft) e Blackberry (RIM), esta ocupando uma boa fatia deste mercado, pois nasce com o conceito de cadastrar o próprio numero do telefone do usuário, ter a interface similar de ligação do próprio aparelho facilitando o uso, e identificar todos os usuários do sistema Viber automaticamente pela sua lista de contatos sem ter necessidade de solicitar autorização.

Apesar da empresa que desenvolveu o WhatsApp não ter nenhuma ligação com o Viber eles se completam, pois tem principalmente a função de troca de mensagens gratuitas entre os usuários e o mesmo conceito de cadastrar o numero do próprio telefone do usuário. Quem tem o costume de trocar muitas mensagens SMS e quer falar gratuitamente entre os amigos e a família vale a pena instalarem esta dupla para o seu novo smartphone e quem tem filho adolescente, com certeza o WhatsApp já deve estar presente nos seus aparelhos.

Veja também o vídeo, imagens dos softwares acima e links para as aplicações citadas nesta coluna abaixo:
·         A história do Skype
·         Site do Skype
·         Site do WhatsApp
·         Site do Viber
Qualquer duvida sobre esta matéria ou assunto sobre informática faça o seu comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário