sexta-feira, 13 de julho de 2012

Como evitar a fraude de identidade

A tecnologia e a internet nos criou uma serie de facilidades e conhecimentos, mas nos trouxe alguns
Silvio Pereira
Consultor
transtornos como a fraude bancaria ou a falsa identidade. Para as instituições financeiras é muito mais importante verificar as informações solicitadas, como senhas e outros dispositivos, no acesso a internet, através dos caixas eletrônicos ou até pessoalmente no banco do que a sua própria presença ou através de identificação por documentos. Por este motivo criou-se varias formas de identificação que podem ser usadas em conjunto ou individuais para confirmar que a operação que esta sendo realizada é realmente do próprio cliente. A forma de identificação mais utilizada em vários meios é do conhecimento, ou seja, o usuário fornece os dados que o identifica e uma ou varias senhas para ter permissão de acesso, outra maneira é através da identificação da posse que pode ser um cartão com vários números ou um token que além dos dados anteriores ainda solicitam um entre diversos números para confirmar a operação. Estas duas opções anteriores não inibem que a operação seja feita por outra pessoa, mesmo que por consentimento pelo verdadeiro cliente ou não no caso de fraude ou roubo de informações e dispositivos. A maneira mais segura, porem de difícil implantação e alto investimento é a autenticação por biometria através das digitais, olhos (íris) ou reconhecimento fácil.
Como existem vários serviços, como compras do cartão de credito, programas de milhagem e formas de compra sem apresentação de documentos, e que nos identificam apenas por usuários e senhas sem nenhum dispositivo extra de segurança, tenho algumas dicas para ajudar e evitar a fraude.
  • Não forneça a sua identificação e senha para nenhuma pessoa, mesmo que de confiança.
  • Não anote a sua senha ou identificação em nenhum lugar de maneira simples que qualquer pessoa possa identificar e utilizar de forma não autorizada.
  • Caso queira anotar as suas senhas ou identificação, uma dica é criar uma lógica qualquer de recado aonde somente você possa interpretar e traduzir quando ler e utilizar quando necessário.
  • Tenha o habito de trocar a sua senha com frequência média de 90 dias, mesmo que esta alteração seja pequena.
  • Nunca empreste o seu token ou qualquer dispositivo de segurança para outra pessoa.
  • No caso de perda ou roubo de qualquer cartão ou dispositivo de segurança comunique rapidamente a entidade emitente.
  • Sempre que disponível cadastre o envio de SMS ou e-mail para qualquer operação realizada nos seus cartões ou serviços e comuniquem rapidamente quando qualquer operação efetuada seja feita sem o seu conhecimento.
  • Nunca click em links fornecidos por e-mail mesmo que estes venham de pessoas conhecidas, raramente entidades financeiras enviam e-mail com links ativos, no caso de duvida ligue para a identidade ou acesse o site digitando você mesmo o link desejado.
Seguindo as poucas dicas citadas acima tenho certeza que evitara alguns aborrecimentos de gastos indevidos.
Qualquer duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, faça o seu comentário abaixo ou envie um e-mail.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário