sexta-feira, 23 de março de 2012

Invasão de privacidade

Silvio Pereira
Consultor
A tecnologia trouxe muitos benefícios e junto o estigma de invadir a privacidade. O telefone celular, GPS, rastreador de veículo, TAG (Sem Parar) entre outros localizadores trouxe o risco das pessoas e objetos serem localizados e monitorados.
Esta semana li duas noticias que mostram como a tecnologia caminha para este monitoramento. A primeira é a criação do SINIAV (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), desenvolvido pelo Governo Federal e tem a finalidade de fiscalizar de maneira eletrônica os veículos da frota nacional através de um TAG instalado no para-brisa do veiculo. O inicio da implantação do projeto é de julho desse ano e com o apoio do DETRAN de todos os estados à ideia é que no prazo de dois anos todos os 70 milhões de veículos do Brasil já estejam sendo monitorados. Outra matéria interessante, divulgado pela Folha de São Paulo, é o “Uniforme Inteligente” que tem um minichip instalado no uniforme dos alunos da escola publica da rede municipal de Vitoria da Conquista na Bahia que informa aos pais, enviando um SMS celular, após a leitura da radio frequência emitida por este minichip e o leitor instalado nas escolas, informando quando o aluno entrou e saiu ou se não entrou após o horário normal de entrada. “Agora, a cada três faltas, os pais vão ser chamados à escola para justificar a ausência. Caso eles não compareçam, a instituição pode avisar o Conselho Tutelar e o Ministério Público” diz a matéria da folha.
A pergunta que devemos nos fazer é se este risco de ter a privacidade invadida não é valido pelas melhorias que nos trazem quando queremos monitorar alguém ou algum objeto de valor bem como usar este recurso também em beneficio próprio para os casos de emergência como sequestros e saúde.
Vejam abaixo os links da matéria da Folha de São Paulo e também da criação do SINIAV.
Folha de São Paulo:
Luis Nassif Online: O chip de identificação de veículos:
Noticia – mundodastribos: Chip de carros, como funciona a identificação de veículos:
Se precisarem de esclarecimento ou tiverem alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, façam o comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário