sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Antivírus Pessoal e Gratuito – PC e MAC

Silvio Pereira
O antivírus é parte importante do uso de computadores pessoais e não é recomendado utilizar algum equipamento sem a sua proteção. Praticamente todos os computadores PCs de primeira linha adquirido dos principais fornecedores como: Lenovo, HP, Dell, Itautec, Positivo e outros acompanham além do sistema original Microsoft, um software antivírus que tem validade pré-determinada de uso gratuito por até 90 dias. A minha recomendação é que no primeiro acesso ao equipamento, ou antes do vencimento da licença o usuário desinstale ou não aceite o antivírus que vem com o produto e instale uma versão gratuita ou aquela que você esta mais acostumado a utilizar.
A Microsoft disponibiliza para os sistemas operacionais Vista e Windows 7 um antivírus muito fácil e funcional chamado Microsoft Security Essentials. Este produto é gratuito para uso pessoal ou para empresas que possuem até 10 equipamentos, eu recomendo.
Os usuários de Mac podem não concordar, mas é muito interessante também ter uma ferramenta de proteção antivírus instalada em suas maquinas, apesar da plataforma do sistema operacional MAC OS X ser mais segura, pouco atacada e menos visada por hackers não esta totalmente imune. A Sophos, empresa especializada em segurança, disponibiliza gratuitamente para uso pessoal dos computadores Macs o Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition que suporta uma ampla plataforma dos sistemas operacionais Macs incluindo a ultima versão Lion.
Não esqueçam que após a instalação inicial do produto e atualização para a última versão, façam um scan completo no equipamento para verificar se já não estão com alguma forma de contaminação, mesmo que tudo pareça funcionar corretamente.
Acessem os links dos produtos Microsoft e Sophos recomendados abaixo, se precisarem de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática, façam o comentário abaixo.
Microsoft Security Essentials
Sophos Anti-Virus for Mac Home Edition
Sílvio Pereira, engenheiro, pós-graduado no ITA em Segurança da Informação, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing. E-mail: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário