sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Informatica | Redes Sociais

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Redes Sociais

Facebook, LinkedIn, MySpace, Orkut, Twitter, Blogspot entre outros são comunidades criadas com o intuito de criar, facilitar, aumentar e  manter o relacionamento entre as pessoas.
Por possuir uma interface de fácil utilização, possibilitou ao internauta criar o seu espaço virtual com qualidade e interatividade. Criar uma conta em qualquer um destes produtos de rede social abre uma porta para o mundo e a uma dinâmica de relacionamento que seria impossível obter sem estas ferramentas.
É claro que toda exposição ao mundo virtual gera alguns cuidados que devem ser tomados para tornar o uso de forma adequada. Se expor excessivamente para indivíduos desconhecidos pode gerar problemas, restringir o relacionamento entre as pessoas que você conhece ajuda a evitar situações constrangedoras, intimidativas ou até perigosas.
No inicio as redes sociais possuíam muitas fragilidades, incluindo divulgar informações a todas as pessoas do mundo virtual sem restrições. Hoje todos os sistemas estão muito preocupados em deixar o usuário permitir ou proibir quem irá ver as informações divulgadas.
Só por curiosidade, o Brasil é o país que mais utiliza Orkut no mundo com 48% dos usuários, já nos EUA o líder é o Facebook.
Interessante analisar que quase todas estas ferramentas foram desenvolvidas por jovens e estão sendo utilizadas intensamente como uma forma de comunicação sem volta. Com certeza daqui a 10 ou 20 anos, a rede de relacionamento (Networking) dos usuários permanecerá por um longo tempo, mesmo que cada um tenha tomado um destino diferente, permanecer em contato com os amigos se tornou pratico e fácil.
Apesar de ter iniciado com os jovens, as redes sociais estão se tornando uma ferramenta dos mais experientes para encontrar os antigos amigos e aumentar o seu relacionamento.
Os meios de comunicação e as empresas já utilizam as redes sociais como forma de alcançar os seus clientes potenciais.
Se você ainda não possui uma conta em nenhum destes sistemas de relacionamento, nunca é tarde para começar. Tenho certeza que a se cadastrar em um deles, em bem pouco tempo você ficara impressionado com o aumento de comunicação e relacionamento que trará para a sua vida. O malefício que estas redes sociais trazem é infinitamente menor do que os benefícios, ainda mais quando tomamos alguns cuidados básicos.
Se quiser conhecer os maiores sites de relacionamento, acessem:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática faça um comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Impedimento

Salvio Spinola
Arbitro FIFA
IMPEDIMENTO E JOGADOR
FORA DE CAMPO

No jogo Palmeiras X Goiás, discutiu-se muito sobre a posição de impedimento quando o zagueiro está fora de campo, deixando o adversário impedido. Na Eurocopa ocorreu uma situação do zagueiro lesionado e caído fora de campo deixar o adversário em posição legal. Após este jogo, a FIFA fez uma mudança recente na regra do impedimento, esclarecendo que esta situação é legal. O jogador saindo de campo para deixar o adversário impedido sempre foi proibido pela regra.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa B. em mudança recente da regra de futebol, o jogador adversário deve ficar a uma distância de 2m na cobrança de arremesso lateral.
Pergunta para próxima semana: (Responda a Enquete ao Lado)
Em um pênalti marcado pelo árbitro porque o zagueiro utilizou a mão intencionalmente dentro de sua área, o árbitro deve obrigatoriamente mostrar cartão?
a) Não, depende do local que ocorreu o uso da mão, e se atrapalhou o adversário.
b) Sim, sempre será cartão amarelo.
c) Sim, cartão amarelo ou vermelho.
O leitor José Sanches, de Guarulhos, pergunta:
Porque os árbitros sempre que cometem um erro, compensa, cometendo outro erro para a equipe adversária? Isto não ocorre. Não é admissível o árbitro cometer um erro de propósito. Neste caso são dois erros cometidos e prejudica a carreira do árbitro.

Editorial | Politica

O governo e sua ‘troupe’ de elite 

O Brasil é uma ‘potência’ emergente, maior produtor de café, de minérios, de carne (bovina – frango) e... e... O governo, os políticos, os empresários, os banqueiros e outros, se ufanam de tudo isso, e estão ganhando prestígio e muito dinheiro. O povo é o único que está vendo, ouvindo, porém não sentindo resultado algum.
O País atravessou a crise mundial de 2008 incólume, mas a sua população é que sofreu e nada ganhou, continua com baixo nível educacional, porque as escolas públicas – curso fundamental -, são de péssima qualidade, e milhares de alunos abandonam as salas de aulas, aumentando o número de analfabetos e semi-analfabetos. A saúde pública não atende ao grande número de doentes, formando enormes filas de pacientes fora e dentro dos hospitais, cujo atendimento é péssimo. “O Brasil é um hospital”, dizia o saudoso deputado Emílio Carlos. Mas, o ponto alto da degradação, da deterioração, do desgaste da abjeção social, é a falta de segurança em todo o País. Sua população fica à mercê de criminosos, quadrilheiros, estupradores, falsários, sequestradores e assaltantes. A polícia, com agentes mal formados - muitos deles corruptos - facilitam a atividade dos bandidos, ficando a população sem segurança.
Entretanto, o governo e sua ‘troupe’ de elite, bem assim os políticos e os empresários, enfrentam o problema da falta de segurança com seus carros blindados, helicópteros, guarda-costas, para si e seus familiares.  Daí a insensibilidade, a impassibilidade, a indiferença com o problema da falta de segurança.
Na eleição recém-finda, nem Dilma, nem Serra, mostraram instrumentos adequados para combater o crime no Brasil. O debate sobre o tema ficou sepultado.  Assim, esse mesmo povo sofrido, que paga imposto recorde, fica órfão, desamparado, abandonado pelo governo nas áreas da educação, saúde e segurança.
O. Donnini, jornalista

Esportes | Soberba dos Técnicos

Silvia Vinhas
BandSport
A soberba dos técnicos

Na reta final do Brasileirão nada mais comum do que toda a especulação em torno dos últimos resultados. O Palmeiras surpreendeu sua torcida e o mundo do futebol ao ver seu sonho da Libertadores escapar para um time já rebaixado e sem aspirações. O Goiás virou o jogo e destruiu as esperanças verdes de um título nesse ano. Felipão, confesso, voltou sem limites após sua temporada no exterior, se colocando acima do bem e do mal em algumas situações. Independente dos trabalhos anteriores e do excepcional profissional que é, não conseguiu reverter em resultados positivos toda sua experiência. Mesma situação se encontra Vanderlei Luxemburgo, que vive entre o céu e o inferno. Dirige a equipe de seus sonhos e, ao mesmo tempo, amarga a possibilidade de viver, pela primeira vez, a inconfortável jornada da segunda divisão.
Os dois técnicos, guardadas as devidas proporções, assumiram uma arrogância perigosa, donos de uma verdade absoluta e às vezes traiçoeira. E olha que admiro muito os dois! Estou falando de posicionamentos de vida. Quando achamos que já sabemos tudo, a queda é iminente. Existe uma força maior que nos impede de seguir vencendo quando perdemos o foco da humildade, do aprendizado, características imprescindíveis do crescimento e da evolução humana. Basta estar no alto, no auge, que o tombo vem, para que nunca esqueçamos de quem realmente está no comando de nossas vidas. O universo conspira com vitórias, quando somos seres equilibrados em todas as áreas. Conspira com alegrias quando estamos focados no outro. Sábio aquele que aproveita o aprendizado para ensinar e não agredir. 
A derrota pode ser surpreendente e inesperada, mas cumpre seu papel: ensina.

Silvia Vinhas é jornalista e apresentadora dos programas Bandsports News, ACE, (ambos do Canal Bandsports), Opinião Livre (TV Unip) e Conectado (Mega TV). Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Politica | Falta de Sinergia


Aurelio Miguel
Vereador SP
FALTA DE SINERGIA ENTRE ESTADO E
MUNICIPIO CONTRIBUI PARA ENCHENTES

A capital paulista convive com situações nas quais a solução é simples e complicada ao mesmo tempo. Não há, por exemplo, nenhuma dificuldade especial em se manter limpo o canteiro central de uma via. Mas as coisas se tornam mais difíceis quando essa via é uma estrada estadual que ‘invade’ a nossa cidade, caso da Rodovia  Raposo Tavares. A responsabilidade sobre ela, do quilômetro 10 ao 34, é do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER). Como Estado e Município não conversam, os problemas se acumulam. Ou seja, o lixo se avoluma, o mato cresce, além do acúmulo de galhos e folhas. Todo esse material vai terminar no esgoto, nas vias pluviais que, entupidas, acabam contribuindo para as enchentes que abalam o cidadão paulistano.
A falta de sinergia entre as duas administrações, em que pese serem aliadas politicamente, tem causado muitos problemas aos moradores de São Paulo. Esse que aponto agora é apenas um deles. Grave, pois estamos às vésperas da época das chuvas e o que teremos pela frente já se pode antever. Mas em áreas como trânsito, transporte, saúde, segurança e educação, setores em que a ação conjunta é necessária, ainda há muito o que fazer.
No sentido de contribuir para uma solução estou encaminhando à Subprefeitura do Butantã ofício solicitando que as autoridades municipais busquem junto ao DER iniciativas para resolver essa questão. Não podemos, sob pena de graves prejuízos futuros, ficarmos de braços cruzados diante dessa calamidade. Vivemos em uma cidade cuja estrutura é frágil, delicada e que ao menor descuido pode gerar o caos. Assim é com essa questão do lixo e entulho tratado com relapso pelas autoridades públicas. E esse caso não é exclusividade da Raposo Tavares, pois pode ser notada em toda São Paulo.
Alfredo Volpi
No último final de semana estive no Parque Alfredo Volpi (Bosque do Morumbi), no Morumbi, espaço que freqüento desde a minha infância. No local, fui abordado por freqüentadores que questionaram a interdição do estacionamento que funciona há mais de 40 anos naquela área pública. Em contato com o administrador do parque, fui informado que a Secretaria do Verde e do Meio-Ambiente está recuperando as raízes das árvores ali plantadas. Com a medida, muitos adeptos de caminhadas e corridas que se dirigiam ao parque com seus carros, estacionando ali com segurança, agora precisam parar em ruas distantes. Mãe de três crianças pequenas, uma frequentadora se disse praticamente impossibilitada de levar seus filhos ao parque por não se sentir segura nesta nova condição. Sem dúvida, a questão ambiental e as iniciativas culturais que estão sendo pensadas para o Bosque do Morumbi serão sempre muito bem-vindas (ainda lembro dos concertos de música que aconteciam aos domingos), mas os órgãos do governo precisam de maior agilidade na resolução de problemas menos complexos como este citado acima. O ambiente merece respeito. O cidadão idem. É função do administrador da cidade atender a ambos.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Informática | Futuro dos Tablets

Sílvio Pereira
Consultor GlobalNet
O Futuro dos Tablets

Continuando a saga da portabilidade, vou falar sobre os tablets, equipamentos portáteis maiores que os Smartphones, com algumas características e funcionalidades de um notebook, porém tendo somente a interface de toque (touch) ao invés do velho e conhecido, teclado e mouse.
Os maiores fabricantes estão interessados em conseguir uma parte deste mercado, pois a Apple inovadora através do iPad esta despertando aos usuários um interesse pela praticidade, beleza, inovação e facilidade de uso.
A Apple através do seu sistema iOS 4.2 manteve o padrão de interface e facilitou a migração de todas as aplicações do iTouch e iPhone para a plataforma iPad. Isto fez com que no lançamento fosse possível a disponibilidade de um grande número de aplicativos. Com uma tela maior e outros recursos, as aplicações especificas para o iPad estão sendo desenvolvidas.
O Google com o sistema Android, juntamente com a Samsung está lançando o Samsung Galaxy Tab, o tablet da Samsung com o sistema Android da Google, permitindo também migrar todas as aplicações desenvolvidas para o Android anteriormente, porem com as vantagens de um equipamento touch com tela mais agradável de leitura e funcionalidades.
A Research in Motion (RIM) com a sua plataforma Blackberry OS, esta lançando o BlackBerry PlayBook, que por manter uma imagem de solução corporativa, acredita que os usuários fieis ao Blackberry Smartphone deverão avaliar este equipamento e com as soluções que virão futuramente com o produto poderá muito bem dividir o mercado crescente destes aparelhos inteligentes.
No Brasil, o BlackBerry PlayBook ainda deve demorar algum tempo para começar a ser usado, pois o lançamento é muito recente nos EUA, o iPad da Apple por ter um acordo muito rígido com as operadoras americanas, ainda não é possível comprá-lo aqui oficialmente, porém já é possível adquirir no Brasil o produto da Samsung Galaxy Pad através de algumas operadoras ou já totalmente desbloqueado.
Se quiserem conhecer um pouco mais dos produtos e seus recursos, acessem os seguintes sites:
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática faça um comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Excesso de Faltas

Sálvio Spinola
Arbitro da FIFA
EXCESSO DE FALTAS

A cada rodada temos visto excesso de faltas nos jogos de futebol. Muitos dizem que a falta faz parte do jogo, outros dizem que se fizesse parte do jogo não seria falta. O recordo de faltas apontado em uma partida de futebol no Brasil foi em um jogo entre Ponte Preta X Guarani, com 105 faltas. Se uma partida de futebol tem 90 minutos, dá para imaginar o quanto a bola não rolou neste jogo. Compete a nós árbitros coibir este anti jogo, utilizando os cartões para jogadores que fazem faltas repetitivas. O futebol precisa de mais espetáculo, mais bola rolando, mais alegria aos torcedores.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa C. Estar em posição de impedimento não é uma infração, o que não pode é receber a bola de um companheiro.
Pergunta para próxima semana:
Em um arremesso lateral, o jogador adversário deve ficar a que distância do jogador que está cobrando o arremesso?
a)      Nenhuma distância, o adversário pode ficar em qualquer lugar do campo.
b)      2m de distância.
c)       9,15m de distância.
O leitor Osmar Lombard, do Paraíso, pergunta: Um jogador pode empurrar o adversário usando o ombro? A disputa ombro com ombro é legal, desde que não seja com força excessiva. A regra não permite o uso do ombro nas costas do adversário.

Editorial | Kassab - PMDB

Kassab vai para o PMDB
Por não conseguir alçar voo mais alto, tanto no seu partido DEM, como no PSDB, o prefeito Gilberto Kassab deve ir mesmo para o PMDB, de Orestes Quércia em São Paulo e de Michel Temer, presidente nacional, já que a idéia do "Partidão" que seria criado junto com José Serra, naufragou. 
Kassab pretende se candidatar ao governo de São Paulo em 2014, mas vê a sombra do governador Geraldo Alckmin, que fatalmente em sua reeleição, terá apoio (tradicional) do DEM e do PSDB. Portanto, é o PMDB,  que poderá lançá-lo, com grande possibilidade de vitória, pois a sua vice atual, Alda Marco Antônio é do partido.  
Se o prefeito permanecer no DEM, terá sua  morte política decretada, pois o seu partido, aliado a Alckmin, nunca o apoiará, daí a sua conversa com Temer no dia 15 último. Parece-nos que tudo correrá bem para o PMDB, que deseja se fortalecer em São Paulo, pois é um dos poucos estados do País em que ainda não aflorou. Se a aliança se positivar, o partido terá mais força com a soma do eleitorado de Kassab.
Parece-nos que o prefeito não terá alternativa: ou o PMDB ou o ostracismo político. 

O. Donnini, jornalista

Esportes | Cidadania Já


Silvia Vinhas
BandSport

Cidadania já!

O Palmeiras vai tomar providências cabíveis contra o Goiás, após a confusão da última quarta-feira. Indignada com a agressão ao técnico Luiz Felipe Scolari, a diretoria do clube paulista vai encaminhar um protesto oficial à CBF e à Conmebol por conta do ocorrido. Após a vitória por 1 a 0 pela Copa Sul-Americana, Felipão concedia entrevista ao repórter Fernando Fernandes, da TV Bandeirantes na beira do gramado, quando foi atingido por um objeto. Rádio de pilha ou celular? O que importa é que esse tipo de agressão é de uma gravidade sem tamanho. E pasmem, o autor não pôde ser identificado porque as 16 câmeras de segurança do estádio estavam desligadas.
Como assim? Que país é esse que permite esse desrespeito? Com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 dá um certo pânico perceber que as coisas não andam, não evoluem, principalmente em relação à segurança.
E quanto aos aeroportos? No final de semana passado fui à Angra dos Reis acompanhar um torneio de tênis. O Aeroporto de Congonhas ainda transporta seus passageiros de ônibus até o avião. Dá pra acreditar? O que me alivia é saber que um país como a África do Sul, com mais carências do que nós, conseguiu realizar um grande Mundial. Se eles fizeram, também temos condições de fazer.
Somos um povo que trabalha, e melhor que isso, amamos e respiramos futebol. Temos os melhores jogadores do mundo. Está na hora de aprendermos que cidadania e respeito são ferramentas das mais importantes no quesito moral.

Mas isso é cultural. Será que dá tempo?

Silvia Vinhas é jornalista e apresentadora dos programas Bandsports News, ACE, (ambos do Canal Bandsports), Opinião Livre (TV Unip) e Conectado (Mega TV). Fale com ela: leitor@grupo1.com.br

Editorial | Justiça

Associação de Magistrados Federais:
Suspeita de fraudes
A Ajufer (Associação dos Juízes Federias da 1ª Região), com sede em Brasília, está sendo investigada pelo Conselho Nacional de Justiça e pela Corregedoria do Tribunal Regional Federal, por contrair dívida de R$ 23 milhões, envolvendo nomes de 235 magistrados que teriam sido usados indevidamente em contratos fictícios.
A Ajufer é a associação que representa os juízes federais da 1ª Região que abrange 13 estados mais o Distrito Federal, onde fica sua sede. A corregedora nacional da Justiça, Eliana Calmon, afastou no dia 11 último, o presidente da Ajufer, juiz Moacir Ferreira Ramos. Moacir também está sendo investigado pelo CNJ por sua atuação no período em que manteve convênio com a Poupex – Fundação Habitacional do Exército -, instituição do Sistema Financeiro de Habitação que mantém convênios com vários tribunais no País.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, em reportagem de Frederico Vasconcelos, o juiz afastado da Ajufer, Moacir Ferreira Ramos, por intermédio de sua assessoria, declarou que “Não me servia, não lancei mão desse dinheiro”. O juiz também nega que tenha utilizado dados pessoais de outros magistrados. “Infelizmente, houve uma irregularidade, já estou pagando por isso”, afirmou Moacir à Folha, por telefone.
Por outro lado, ultimamente outras irregularidades têm surgido, denunciadas pelo CNJ, muitas delas, acreditamos, por ignorância administrativa, o que seria o caso dos Tribunais de Justiça do país não contratar bacharéis em administração pública para gerir entidades como esta e outras que, volta e meia, surgem em denúncias nos tribunais regionais e outros.
Diante dessas e de outras irregularidades, ouvimos um ex-juiz federal que, por motivos óbvios, nos pediu para seu nome não ser mencionado. Eis o que ele disse: “Os tribunais em geral, geridos por magistrados que não são bacharéis em administração pública, erram por ignorância, e comprometem a classe. Seria o caso, prossegue, contratarem bacharéis em administração e até bacharéis de empresas”, concluiu.

Gaston Bonnet

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Informatica | Guerra Smartphones

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
A Guerra dos Smartphones

A portabilidade esta ficando cada vez mais presente na vida de todos e por este motivo que os maiores fabricantes de informática, além dos tradicionais de telefonia, estão interessados em conseguir uma fatia deste mercado.
Com o crescimento acelerado dos smartphones, telefones com características de computadores, foi necessário desenvolver sistemas que se adaptassem bem aos hardwares e as limitações de memória, armazenamento e processamento dos pequenos equipamentos.
A Microsoft há muito tempo possui o seu sistema Windows Mobile e já passou por varias adaptações devido à evolução dos equipamentos. Recentemente esta lançando a versão Windows Phone 7, totalmente reescrito e com promessas de melhora de desempenho e adaptabilidade aos novos hardwares disponíveis.
A Apple através da sua plataforma de desenvolvimento iOS 4.2 que funciona somente para os portáteis iPhone, iTouch e iPad acredita muito na sua base instalada e criou o iTunes como um diferencial para os clientes e desenvolvedores, pois através da internet é possível disponibilizar ou adquirir aplicações a preços interessantes e com vantagem de usar a própria Apple como canal de compra e venda confiável.
O Google com o sistema Android, baseado em Linux, vem conquistando um grande número de desenvolvedores pela interface facilitada de desenvolvimento, disponibilizada gratuitamente, e necessitar apenas de um PC e emuladores para criar novas aplicações. Possuindo interface simples, intuitiva e ampliando o numero de smartphones que se utiliza desta plataforma, está despertando amplo interesse também aos usuários.
A Research in Motion com a sua plataforma Blackberry OS, que só funciona nos equipamentos Blackberry da fabricante, nasceu originalmente para ser a melhor plataforma de envio e recebimento de email e é amplamente utilizada para este propósito pela facilidade e eficiência do sistema. Com o aumento das exigências dos usuários, o Blackberry OS vem aumentando as outras funcionalidades e já está causando inveja a todos os grandes fabricantes.
Teremos que aguardar algum tempo para verificar qual será o resultado, porém acredito que o mercado ainda estará dividido e ansioso por mais tecnologias, melhoras de recursos, design e por conseqüência a conquista dos clientes.
Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática faça um comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Bandeirinhas

Salvio Spinola
Arbitro da FIFA
“BANDEIRINHAS”

Assim são popularmente conhecidos pelos apaixonados do futebol. Tecnicamente são chamados de Árbitros Assistentes com funções definidas na regra 6. Antigamente, muito antigamente, iniciava a carreira como Árbitro Assistente para depois ser Árbitro, como se fosse um crescimento profissional.  Desde 1993 passou a ser uma atividade específica, o profissional tem que querer e gostar de ser Árbitro Assistente. Exige-se habilidades próprias, como: movimentação lateral, excelente concentração, firmeza nas sinalizações, posicionamento preciso, visão periférica, agilidade no deslocamento, e, claro, amplo conhecimento da regra do impedimento. Com o futebol veloz nos dias de hoje, este profissional é de extrema importância. Em uma partida há mais lances de impedimento do que de pênalti. No passado cabia ao Árbitro Assistente marcar somente o arremesso lateral e o impedimento, hoje as atribuições foram ampliadas, devendo marcar faltas e até pênaltis.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa b. Se o goleiro se adiantar antes da cobrança, o pênalti deve ser repetido mesmo que a bola é chutada para fora.
Pergunta para próxima semana:
Se um jogador ficar “escondido” atrás do goleiro, esperando este colocar a bola no chão para jogar, corre e pega a bola. A posição deste jogador pode ser considerada:
a) Normal
b) Impedida
c) Impedida, mas pode jogar.
O leitor Manoel de Andrade, do Campo Limpo, pergunta:
Com a inclusão de árbitros adicionais atrás do gol, este profissional será Árbitro ou Árbitro Assistente? Ainda é apenas uma experiência, por enquanto a FIFA definiu que será Árbitro.

Editorial | CPMF

CPMF. Um defunto que assombra!!!  

A maioria dos novos governadores eleitos (2011-2014), já telegrafou para Dilma e Sarney, pedindo a volta da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), criada em 1996 e conhecida como “imposto do cheque”. (Cobrava alíquota de 0,35% sobre movimentações financeiras, como pagamentos com cheques e cartões de crédito.
A arrecadação da CPMF na época era de 40 bilhões por ano, e 53% era destinado à saúde. Tanto o governo federal como os estaduais, vezes outras, destinavam muitos menos à saúde, transferindo contabilmente grandes quantias desse imposto para outros setores de seus orçamentos. Foi tão gritante e imoral a forma dessas transferências, que a oposição, no início do governo Lula, conseguiu, no Congresso, extinguir esse imposto, que era provisório, como seu próprio nome diz.
Agora, os proponentes da nova CPMF, governadores eleitos na última eleição, capitaneados por Tião Viana (Acre-PT) e Sarney, presidente do Senado, “et caterva”, querem, porque querem, ressuscitar esse famigerado imposto.
Os empresários unidos com a FIESP, CNI e Fecomércio, pressionam por uma reforma tributária, em vez de novos impostos no governo Dilma. Atualmente temos uma carga tributária que se aproxima dos 40%, inexistente em qualquer outro país civilizado.
Por outro lado, é bom lembrar que já foi instituído recentemente, no governo Lula, o Fundo Social do Pré-Sal, que prevê recursos para a cultura, ciência e tecnologia, combate à pobreza e saúde pública.
Por que mais impostos no governo Dilma?

Oduvaldo Donnini é jornalista para entrar em contato envie um email para: oduvaldodonnini@terra.com.br ou faça um comentário abaixo.

Esportes | Correr para mudar o Destino

Sílvia Vinhas
Bandsport*
Correr para mudar o destino

Desde Forest Gump, filme com Tom Hanks no papel de um homem que corre para mudar seu destino, não fico tão impressionada com uma boa história. Da vida real, com script hollywoodiano!
Durante 69 dias os corredores escuros e empoeirados foram testemunhas do desafio de Edson Peña,de 34 anos, o 12º mineiro resgatado na mina  San Jose, em Copiapó, no Chile. Com tênis improvisado: uma bota com cano curto cortado e ao som de Elvis Presley, desafiava a si mesmo e a mina dizendo “vou correr até você cansar de mim". Depois de treinar em situação precária por até 9 km por dia, machucou o joelho. E outro desafio surgiu: vencer suas dores físicas, da alma, do peito. Angústia que o suor não tira nem alivia. Chegou a ser internado com forte sentimento de angústia e foi um dos poucos sobreviventes que voltou ao hospital desde o dia 13 de outubro, data do resgate.
No domingo passado Edson Peña completou o percurso de 42 km e 195 metros da Maratona de Nova York em 5 horas e 40 minutos. A forte temperatura e dores nos joelhos fizeram com que Peña andasse por alguns quilômetros com bastante gelo nos lugares que incomodavam. Para ele, a maratona foi um sinal de valentia e de luta.
Momentos dramáticos de superação engrandecem o valor do esporte. Estava em Los Angeles, acompanhando o final da maratona nos Jogos Olímpicos de 1984, quando a suíça Gabrielle Andersen-Scheiss entra no estádio olímpico, atormentada por câimbras e dores de lado, a poucos metros de uma chegada triunfal. Inesquecível.
Chorei até o final e jamais esquecerei essa cena, como a alegria pulsante da vitoria de Peña que venceu seus medos suas dores e a escuridão.

*Sílvia Vinhas é apresentadora do programas BandSports News, o Conectado, Opinião Livre e o ACE.

Política | Fiscalizacao de Vereador

Aurélio Miguel
Vereador em SP*
 FISCALIZAÇÃO DE VEREADOR GERA
RECURSOS EXTRAS PARA CIDADE

Tenho dito sempre que mais importante do que empanturrar a cidade de Leis é fazer com que a legislação existente seja seguida. E, como vereador de São Paulo, tenho seguido essa filosofia de trabalho. A Câmara Municipal da capital paulista fornece diversas ferramentas para que um vereador interessado nessa linha de ação possa cumprir sua missão. As comissões – permanentes, temporárias, de estudo, entre outras, são eficientes para se apurar irregularidades na administração pública e outros desvios.
Não é novidade para quem me lê neste jornal que eu tenho especial preocupação com o uso errado do dinheiro público. Mas pior ainda é permitir que a máquina de arrecadação municipal deixe escapar pelas mãos recursos que não consegue cobrar. Em pelo menos dois momentos pude atuar no sentido de melhorar a arrecadação da cidade sem alterar tributos. Primeiro foi com o trabalho da CPI do ISS dos Bancos, da qual fui vice-presidente. Depois, na CPI do IPTU, presidida por mim.
São Paulo faturava com o ISS dos Bancos até 2008 menos de R$ 500 milhões por ano. Vamos encerrar 2010 com quase R$ 1 bilhão arrecadados. Fruto do trabalho da CPI e da correspondente atitude profissional e competente dos funcionários da Secretaria de Finanças. A própria Secretaria reconheceu que imediatamente após a CPI houve um aumento espontâneo na arrecadação desse tributo na ordem de 35%. Não houve necessidade de aumentar a tributação. Apenas se aumentou a capacidade de fiscalizar com mecanismos simples, metodologias menos burocráticas e tecnologia adequada.
Já em relação ao IPTU, após os problemas levantados pela CPI, a cidade trouxe para seu sistema de arrecadação nada menos que 3,36 milhões de metros quadrados que simplesmente não existiam. A cidade recebeu um importante acréscimo de R$ 180 milhões na sua arrecadação. Mais uma vez sem aumentar impostos, apenas aperfeiçoando a máquina administrativa, valorizando seus funcionários e lhes dando condições de trabalho.
Há muitos exemplos mais. Graças também a minha observação constante nas questões de arrecadação percebi que em São Paulo havia prédios de apartamentos com mais de cem unidades habitacionais que não pagavam IPTU (até R$ 70 mil de valor venal). Na verdade, a isenção para esse tipo de moradia visava beneficiar a população de baixa renda, os aposentados e não os investidores imobiliários. Uma lei de minha autoria colocou fim a esse desvio da legislação. Hoje, essa isenção cabe a apenas um imóvel por contribuinte.
Reafirmo que o papel de agente fiscalizador dos atos do Executivo tem uma importância enorme. Trata-se de uma atitude pertinente ao cargo, que não permite comodismos e tampouco receio de se contrariar interesses particulares. Como vereador minha obrigação legal e moral é com o interesse público. E cuidar para que o dinheiro público não seja desperdiçado de nenhum modo é minha preocupação. E deveria ser a de todos nós.           

*Aurélio Miguel é Vereador e Líder do PR na Câmara Municipal de São Paulo

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Informatica | Google x Microsoft

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
Google Docs x Office365
O Google nasceu de forma on-line e sempre acreditou que a internet seria a maneira mais eficiente de trocar e armazenar informações. Todas as aplicações desenvolvidas pelo Google utilizam a internet como forma de funcionamento e divulgação. Devido à grande quantidade de informações armazenadas de valor inestimável e um nível de exposição altíssimo, utilizou-se da publicidade e de algumas aplicações para se tornar uma das maiores empresas de informática do mundo.
A Microsoft nasceu quando a internet era um sonho de conexão entre as pessoas. Por isso se concentrou em desenvolver sistemas operacionais e aplicativos para os equipamentos de forma individualizada e com alto índice de produtividade. Com a evolução das redes, da internet e a facilidade de conexões entre as pessoas, a Microsoft começou a desenvolver softwares que disponibilizasse o melhor dos dois mundos, produtividade local e facilidades de comunicação.
A Microsoft acredita que a convivência entre aplicações locais e nas nuvens (on-line) deve conviver por algum tempo, porém é muito interessante avaliarmos que a mudança no comportamento dos novos lançamentos dos produtos da Microsoft nos faz acreditar que inevitavelmente caminhamos em ter todos os nossos aplicativos no ambiente on-line.
Uma batalha interessante entre o Google e a Microsoft é a disputa entre o uso de editor de texto, planilha e apresentador de forma on-line, com o Google Docs e o Office365 recém lançado pela Microsoft (versão Beta).
Se quiserem experimentar e avaliar o Google Docs, acessem: http://docs.google.com, caso queiram conhecer o Office365 acessem: http://office365.microsoft.com, porem pode ser que fiquem frustrados, pois a Microsoft esta com excesso de usuários teste para a sua versão Beta e esta liberando lentamente, mas vale a pena se cadastrar, pois com certeza é um grande produto e dará muito trabalho para o Google Docs já em funcionamento.

Se precisar de esclarecimento ou tiver alguma duvida sobre esta matéria ou qualquer assunto sobre informática faça um comentário abaixo.
Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email:
spereira@gn2.com.br

Arbitragem | Sorteio de Arbitros

Sálvio Spinola
Arbitro da FIFA
SORTEIO DE ÁRBITROS

No Brasil, em jogos profissionais, os árbitros são designados por meio de sorteio. É uma obrigatoriedade prevista no Estatuto do Torcedor, Lei Federal. A Lei não define o procedimento do sorteio, não há regulamentação, apenas textualiza “sorteio de árbitros”, não citando os árbitros assistentes. Desta forma, cada Federação pode interpretar à sua maneira, não infringindo a Lei. Em Assembléia realizada pelos árbitros, a maioria se posicionou contra o sorteio, por ser prejudicial ao desenvolvimento da carreira. Não pode uma atividade profissional ser privilegiada pela sorte e sim pela competência. Há vários exemplos de jovens árbitros talentosos se prejudicando no desenvolvimento da carreira porque estão perdendo o sorteio. É realizado em local aberto ao público, podendo ser assistido por qualquer pessoa. Não o coloque em dúvida antes de verificar pessoalmente o procedimento.
Resposta da pergunta da semana passada:
Alternativa b) Em lances interpretativos, sempre prevalece a interpretação do árbitro central.
Pergunta para próxima semana:
Em uma cobrança de pênalti, o goleiro se adianta antes da bola ser tocada, e após o chute, a bola vai para fora sem bater em nenhum jogador. O que deve fazer o árbitro?
a)      Reiniciar o jogo com tiro de meta.
b)      Repetir o pênalti.
c)       Mostrar cartão amarelo ao goleiro e reiniciar o jogo com tiro de meta.
O leitor Wilson Sanches, do Morumbi, pergunta:
No jogo Santos X Internacional, se o quarto árbitro visse que a bola ultrapassou a linha do gol e este avisasse o árbitro, o gol poderia ser validado? Sim, em mudança recente das regras do jogo, o quarto árbitro passou a ajudar o árbitro em decisões técnicas.

Esportes | A Mulher pode!

Sílvia Vinhas
BandSports
SIM, A MULHER PODE!

Antes da queda do regime do Talibã, em 2001, as mulheres do Afeganistão eram proibidas de frequentar campos de futebol e de praticar esporte. Nesta semana a equipe de futebol feminino do país, com a torcida dos soldados da OTAN, teve a oportunidade de jogar, pela primeira vez, contra um time organizado para representar a força internacional de assistência à segurança. A partida mostra o poder que o futebol tem de derrubar barreiras nacionais, culturais e religiosas. O jogo acontece em meio ao incrível preconceito que ainda sofrem as mulheres afegãs surpreendendo as parcelas conservadoras da sociedade. E esse avanço estende-se a outros esportes, como atletismo e o boxe.
No Brasil, mesmo com todas as dificuldades de vida de nossas atletas, nada é parecido com o cerceamento da liberdade que mulheres no mundo inteiro sofrem.  Na política, a cada dia, acompanhamos mais e mais mulheres sendo eleitas para todos os tipos de cargos. A confiança de poder dado às mulheres é uma vitoria valiosa num mundo onde muitas ainda são apedrejadas e maltratadas a exaustão. Com o primeiro pronunciamento da presidente eleita Dilma Roussef, de que sim, a mulher pode, uma nova reflexão deve ser feita. Até que ponto podemos ir? O pedido de Dilma para que alertemos nossas meninas chega a ser pragmático. Desde cargos públicos, até a astronauta da NASA, nada é impossível. No esporte, vamos tentar garimpar nossas meninas talentosas espalhadas por lugares muitas vezes inacessíveis aos sonhos, para que brilhem e lutem por um país que será sede das olimpíadas em 2016, mas principalmente que brilhem e lutem por elas mesmas.
Sou mãe de menina. Luto por ela e por mim.