sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Informática | Criptografia

Silvio Pereira
Consultor GlobalNet
 Como utilizar a criptografia para a Segurança dos dados?

A palavra criptografia vem do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita" e foi inicialmente utilizada para passar informações de guerra de forma que somente a pessoa que escrevia a mensagem embaralhada (cifragem) e a outra que podia ler, pois sabia como desembaralhar (decifragem) tinha como interpretar a mensagem. Uma das primeiras formas de criptografia foi utilizada por César (600 a 500 AC) e consistia somente em substituir as letras adicionando uma constante no alfabeto, como por exemplo a palavra “GRUPO1” fosse escrita com uma constante k=2 era convertida para “ITXRQ3”, sendo que a letra “G”+ 2 letras após do alfabeto se torna a letra “I” e assim por diante.
Com o passar dos tempos foram criando combinações e funções matematicas que dificultariam, se tornando até impossível a decifragem não autorizada. Hoje existem duas formas muito utilizadas de criptografia, a chamada criptografia simétrica, aonde a chave utilizada para cifrar a mensagem é a mesma para decifrar, portanto do conhecimento de ambas as partes, e a criptografia assimétrica, que a chave usada para a cifrar a mensagem (publica) não é a mesma utilizada para decifrar (privada), sendo necessario manter somente a  chave privada como sigilosa e de uso pessoal para interpretar a mensagem recebida.
Armazenar os dados de forma criptografada tem muitas vantagens quando queremos proteger os dados que estão no notebook, pen-drive, HD externos ou qualquer meio que armazene informações e que não possa cair na mão de pessoas de forma indevida, pois possui algum sigilo.
Através de softwares de criptografia que automaticamente gravam as informações de forma codificada nestas midias, o usuário necessitara possuir a senha (Passphrase) para ler os dados novamente de forma organizada.
Um software muito utilizado para todas as plataformas Windows, MAC ou Linux é o TrueCrypt, software free open-source, possuindo diversas funcionalidades desde a criptografia total do seu disco rigido, pen-drive, HD-externo como criando uma parte somente destas mídias (disco virtual) para ser armazenado informações sigilosas. Vale a pena utiliza-lo, pois além de ser totalmente gratuito, é estável, confiável, eu recomendo e utilizo. Acesse: http://www.truecrypt.com/

Sílvio Pereira, engenheiro de formação com pos-graduação no ITA em Segurança da Informação, trabalha a 25 anos com informática, Consultor especializado em Segurança da Informação, Virtualização e Cloud Computing.
email: spereira@gn2.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário